Repertório 451 MHz,

Trombone e kickboxing

Uma conversa entre o carioca Gregorio Duvivier e o lisboeta Ricardo Araújo Pereira sobre humor, poesia, língua portuguesa, amor e sacanagem

03dez2021

Está no ar o 54º episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. Neste episódio, Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, recebe dois grandes escritores e humoristas: Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira, que estão em cartaz em Portugal com um espetáculo de conversas humorísticas.

Ricardo Araújo Pereira é uma das personalidades portuguesas mais conhecidas de todos os tempos, integrante do programa de rádio e televisão Governo Sombra (mais recentemente nomeado como Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer) e do grupo Gato Fedorento. O português também é autor de inúmeros livros, entre os quais Se não entenderes eu conto de novo, pá e A doença, o sofrimento e a morte entram num bar, publicados no Brasil pela Editora Tinta da China Brasil. O convidado brasileiro também quase dispensa apresentação. Gregório Duvivier é uma das figuras mais multifacetadas da atualidade, conhecido pelo seu trabalho no Porta dos Fundos, pelo Greg News e também pela sua coluna na Folha de S.Paulo. Além disso, o comediante brasileiro também escreve e recentemente publicou Sonetos de amor e sacanagem, pela Companhia das Letras.

O 451 MHz tem apoio dos Ouvintes Entusiastas. Seja um você também! O podcast tem ainda apoio do do banco digital brasileiro C6 Bank, do podcast Rádio Companhia, da Companhia das Letras, do Grupo Editorial Record e do Instituto Vera Cruz.

Podcast Analógico

O espetáculo Um português e um brasileiro entram num bar reúne a dupla de comediantes em um formato único, e teve sua primeira temporada em 2017, no Brasil. Neste ano, apresentaram uma temporada em Portugal, com espetáculos em Lisboa e no Porto. Sem rótulos ou roteiro formal, os encontros são uma troca entre os comediantes como se estivessem em uma mesa de bar — ou em “um podcast analógico”, como eles mesmos brincam. Sem restrições de tema, as conversas fluem entre política, diferenças entre Brasil e Portugal, sacanagem e futebol, e têm um toque especial graças ao timing cômico e a química no palco entre Gregório e Ricardo. 

A arte poética da comédia

É possível pensar em fórmulas para a poesia? E para o humor? Apesar de serem campos da escrita à primeira vista tão diferentes, ambas formas artísticas envolvem olhar atento, maestria e técnica. Mas o que distingue uma boa piada de uma piada ruim, um bom poema de versos clichês, não se resume a um entendimento formal de cada gênero, mas na capacidade de exercer empenho criativo sobre tal conhecimento, atingindo o famigerado “timing acertado”.

A dupla de convidados entende bem os elementos que dão vivacidade a diferentes formas textuais. Em 2017, Ricardo Araújo Pereira publicou A doença, o sofrimento e a morte entram num bar (Editora Tinta da China do Brasil), uma espécie de manual de humor com suas ponderações sobre o que está por trás do riso. De certa forma, o resultado de um estudo empírico que seus 23 anos de carreira trouxeram.

A poesia e o humor têm essa mesma função, esse mesmo objetivo que é puxar os tapetes das certezas. Eles têm um inimigo em comum que é o óbvio, a repetição, é a palavra gasta – Gregório Duvivier

Enquanto isso, Gregório Duvivier, recentemente se aventurou no mundo das formas fixas com o livro Sonetos de amor e sacanagem (Companhia das Letras), lançado no final de outubro, e no qual além da poesia o humor marca presença. Para Gregório, há espaço para profundidade no humor e para leveza na poesia. Tudo isso, claro, sem precisar abrir mão de um senso crítico da realidade.

Mais na Quatro Cinco Um

Na edição 27 da revista dos livros, o escritor e ator Gregório Duvivier escreveu sobre a biografia de Fernanda Montenegro. No quinto episódio do 451 MHz, o humorista participou pela primeira vez do podcast da revista, ao lado do crítico de cinema Sérgio Augusto para falar sobre as memórias de Fernanda Montenegro e a poesia slam. Recentemente, na edição 50 Gregório resenhou o livro A piada judaica: um ensaio com exemplos (pouco ensaio, muitos exemplos), de Devorah Baum.

A primeira edição da Quatro Cinco Um trouxe uma resenha escrita por Antonio Prara de A doença, o sofrimento e a morte entram num bar (Tinta da China Brasil), de Ricardo Araújo Pereira. O livro também foi alvo das reflexões do humorista Helio de La Peña. O humor também foi tema da resenha de Janaina Namba sobre o livro O chiste e sua relação com o inconsciente, de Sigmund Freud, que discute a agressividade latente nas piadas e tiradas cômicas.

Narradores do Brasil

Na coleção de episódios roteirizados Narradores do Brasil, o 451 MHz faz breves incursões no formato narrativo para explorar a vida e a obra de nossos grandes autores. Ouça os episódios sobre Rubem Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Nelson Rodrigues, Paulo Freire e Caio Fernando Abreu.

O melhor da literatura LGBTI+

No quadro, que tem apoio do C6 Bank, o roteirista do 451 MHz Guto Alves recomenda o livro A fúria do corpo (1981) e Acenos e Afagos (2006), de João Gilberto Noll e publicados pela editora Record. Erotismo homossexual, estranhamento do desejo e a busca pela aceitação são características presentes em ambas obras.

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo e da Associação 451.
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Produção: Gabriela Varella
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger

Gravado com apoio técnico da Confraria de Sons & Charutos e do estúdio Tyranosom
Para falar com a equipe: contato@arevistadoslivros.com.br