Literatura japonesa,

Pedro Pacífico é o convidado do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de abril

Escritor e influencer debaterá com leitores ‘O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação’, de Haruki Murakami

11abr2024
Pedro Pacífico (Renato Parada/Divulgação)

Um fenômeno de vendas no Japão e no mundo, Haruki Murakami volta a ser tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um no 51º encontro, que acontece na quinta, 25 de abril. O título escolhido é O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, publicado pela Alfaguara em 2014 com tradução de Eunice Suenaga. Para debater o romance, o convidado é Pedro Pacífico, advogado, escritor e influencer que compartilha suas leituras no perfil Bookster.

O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, de Haruki Murakami

Autor da trilogia 1Q84, que o projetou mundialmente, Murakami já havia sido tema do quarto encontro do clube de leitura, em 2019, que discutiu o romance O assassinato do comendador, com participação da escritora e crítica literária Leyla Perrone-Moisés. O autor japonês de 75 anos também foi capa da edição #30 da revista dos livros, em fevereiro de 2020, na qual traçou um longo perfil do pai no artigo “Abandonar um gato”, traduzido por Rita Kohl. 

O escritor japonês Haruki Murakami (K. Kurigami/Divulgação)

Em O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, Murakami retoma alguns dos temas que permeiam suas histórias, como memória, solidão e o desconhecido. Tazaki é um homem solitário que vive em Tóquio, onde trabalha na construção de estações de trem. Atormentado por um trauma sofrido dezesseis anos antes, quando foi expulso de um grupo de amigos inseparáveis, ele decide reencontrá-los, numa jornada para tentar entender melhor o passado e a si mesmo. 

O encontro acontece na quinta, 25, às 19 horas, via Zoom. Participantes do clube têm 20% de desconto na compra pelo site da editora Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451ABR24 (válido até 30 de abril). O cupom não é aplicado ao valor do frete e só pode ser usado para um CPF.

Cinquenta encontros

Desde 2019, o clube de leitura já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura para discutir obras de Murakami, Sayaka Murata, Yoko Ogawa, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto, Yoshiharu Tsuge e muitos outros mestres de uma tradição literária de enorme força e beleza. Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta do mês.

Em março, quando a parceria atingiu a marca de cinquenta encontros com leitores, a Japan House São Paulo lançou uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados, a agenda dos próximos encontros, um vídeo comemorativo, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e Quatro Cinco Um (acesse aqui).

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Livro: O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, de Haruki Murakami
Data: 25 de abril
Hora: 19h (duração aproximada de 1h30)
Local: on-line
Valor: gratuito
Inscrição: neste link (vagas limitadas)

Editoria com apoio Japan House São Paulo

Desde 2019, a Japan House São Paulo realiza em parceria com a Quatro Cinco Um uma cobertura especial de literatura japonesa, um clube de leitura e eventos especiais.