Repertório 451 MHz,

Viajo porque preciso

Gaía Passarelli e Paula Carvalho conversam sobre como a viagem sempre esteve mais associada ao gênero masculino e como as mulheres precisaram lutar pelo seu direito de ir e vir

23set2022 | Edição #61

Está no ar o 72º episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros. Duas viajantes se encontram para falar de mulheres que viajam sozinhas. Gaía Passarelli, autora de Mas você vai sozinha?, e Paula Carvalho, que acaba de lançar Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt, conversam sobre como a viagem sempre esteve mais associada ao gênero masculino e como as mulheres precisaram lutar pelo seu direito de ir e vir.

Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. O 451 MHz tem apoio dos Ouvintes Entusiastas. Seja um você também! Este episódio tem ainda apoio da Companhia das Letras.

Tem certeza de que vai sozinha?

Muitas mulheres que gostam de viajar, com certeza, já ouviram a pergunta Mas você vai sozinha? Esse, inclusive, é o título do livro da escritora e jornalista Gaía Passarelli, lançado em 2017 pela Globo Livros. No livro, Passarelli conta “causos” de suas viagens pelo mundo, com dicas para mulheres que desejam viajar por aí, aos Estados Unidos, Escócia até Índia e Colômbia.

 
Mas você vai sozinha?, de Gaía Passarelli, e Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt, de Paula Carvalho

A jornalista e historiadora Paula Carvalho, co-apresentadora do 451 MHz, acaba de lançar Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt, pela editora Fósforo. No livro, Carvalho apresenta os textos e a história dessa mulher que desafiou convenções para reivindicar o direito de conhecer o mundo. Os textos de autoria de Eberhardt foram traduzidos por Mariana Delfini. 
O livro foi resenhado por Sofia Nestrovski e vai ser publicado na edição 62 da Quatro Cinco Um.

 

Alguns textos da escritora nascida em Genebra, em 1877, já haviam sido publicados pela editora Cultura e Barbárie em dois livros: o pequeno Vagabundagens e Isabelle alias Mahamoud: diários de viagem. Um livro que inspirou Direito à vagabundagem foi Oblivion Seekers, com textos de Eberhardt organizados e traduzidos por Paul Bowles. Essa obra é uma das preferidas da cantora e escritora Patti Smith.

Outros viajantes

A trajetória de Eberhardt, que viajava disfarçada de homem muçulmano por Tunísia e Argélia, foi comparada por Carvalho com a do britânico Richard Francis Burton, que foi tema da dissertação de mestrado da editora da Quatro Cinco Um. Já Passarelli comparou-a à dinamarquesa Karen Blixen, autora de Fazenda africana, assim como à britânica Freya Stark e à irlandesa Dervla Murphy, ainda não publicadas no Brasil.

  

Ex-VJ da MTV, Passarelli é apresentadora do podcast Mas Você Vai Sozinha? e autora das newsletters Tá Todo Mundo Tentando e Pauliceia, e no podcast também lembrou do livro de ensaios de Lauren Elkin, Flâneuse, lançamento da editora Fósforo. Outro clássico da literatura de viagem citado foi O grande bazar ferroviário: de trem pela Ásia, de 1975, em que o escritor Paul Theroux narra a sua viagem, por terra, da Europa até o continente asiático.

 

Mais na Quatro Cinco Um

Os dois primeiros textos de Paula Carvalho publicados na Quatro Cinco Um têm a ver com literatura de viagem. O primeiro foi uma resenha do livro Um tempo de dádivas — a pé até Constantinopla: de Hoek da Holanda ao médio Danúbio, de Patrick Leigh Fermor. O segundo foi uma crônica sobre a época da floração das cerejeiras no Japão, publicada na edição 24 da revista dos livros. Carvalho também escreveu uma resenha de outro livro de viagem, Sovietistão, da norueguesa Erika Fatland, lançado pela Ayîné.

Outros episódios do 451 MHz falam sobre literatura de viagem: Amyr Klink em terra firme e O mundo visto do meu quarto, sobre o livro Qualquer lugar menos agora, de J.P. Cuenca. 

O melhor da literatura LGBTI+

O escritor Lucas Rocha, autor de Você tem a vida inteira (Galera Record, 2020), recomenda a leitura de A gente dá certo, de Pedro Poeira, lançado em 2021 pela Companhia Editora Nacional.

O livro jovem adulto traz um protagonista LGBTQIA+, Caetano, e sua avó, Cecília, que sempre tiveram um relacionamento muito próximo. Depois que o avô do Caetano morre, a família resolve colocar a avó em uma comunidade de idosos. Ao encontrar uma carta guardada por sua avó, Caetano descobre que Cecília teve um caso amoroso de verão com Didi. Então, junto com seu amigo Julio, viaja para o litoral paulista para tentar achar a misteriosa Didi.

Confira a lista completa de indicações dadas no podcast 451 MHz, no bloco O Melhor da Literatura LGBTQIA+.

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo e da Associação Quatro Cinco Um.
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Évelin Argenta e Paula Scarpin
Produção: Gabriela Varella
Edição: Cláudia Holanda e Évelin Argenta
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Gravado com apoio técnico da Confraria de Sons & Charutos (SP)
Para falar com a equipe: [email protected]

Matéria publicada na edição impressa #61 em julho de 2022.