Repertório 451 MHz,

O país que mata mulheres

O podcast 451 MHz recebe Branca Vianna e Patrícia Melo para falar dos mais de quarenta anos de feminicídios brasileiros

06nov2020

Está no ar o vigésimo nono episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

O apresentador Paulo Werneck conversa com Branca Vianna, idealizadora do podcast Praia dos Ossos, e Patrícia Melo, autora do romance Mulheres empilhadas (Leya), para falar sobre mais de quarenta anos de feminicídios brasileiros: do caso Ângela Diniz, em 1976, à violência contra mulheres indígenas na Amazônia do século 21.

Ouça aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Bloco 1: Realidade acachapante (4:30)

Para falar desse problema tão atual no Brasil que é o feminicídio, o apresentador Paulo Werneck recebe Branca Vianna, apresentadora e idealizadora do podcast Praia dos Ossos, produzido pela Rádio Novelo, que conta a história do assassinato de Ângela Diniz pelo namorado, Doca Street, em 1976, e Patrícia Melo, autora de Mulheres Empilhadas (Leya), um livro de ficção que conta histórias de mulheres assassinadas pelos maridos e de impunidade nos tribunais brasileiros.

Segundo Patrícia, no Brasil, a cada dois minutos uma mulher pede socorro sob amparo da Lei Maria da Penha nas Delegacias da Mulher, a cada dia três mulheres são assassinadas e a cada oito minutos uma mulher é estuprada. “É uma realidade muito acachapante. Quando me dei conta dessa realidade, falei, opa, é sobre isso que quero escrever.”

“O Praia dos Ossos nasceu de uma conversa sobre crimes que impressionaram muito”, diz Branca, para quem a história de Ângela Diniz tem ainda “uma virada feminista importante”. Ela fala sobre o universo dos podcasts narrativos e o gênero true crime — do qual procurou se afastar para produzir Praia dos Ossos: “Não considero um episódio de true crime porque não tem nenhum mistério. Todo mundo sempre soube quem matou, quando matou, onde matou e por que matou”. Ela comenta também as condições sociais que possibilitaram o crime e os julgamentos e as consequências do caso para o feminismo.

Para Patrícia, a história de Ângela Diniz não é única na história brasileira.  “O único direito que o Brasil realmente leva a sério é o direito à propriedade. E a mulher ainda é vista como uma propriedade. O casamento, relacionamento, o namoro ainda é uma licença para matar. Nada mudou”.

Bloco 2: Afeto do desamparo (29:10)

No segundo bloco, as convidadas falam sobre como criar novas gerações de homens e mulheres feministas, o papel do Estado no combate à violência doméstica e o “afeto do desamparo” que une as mulheres brasileiras.

Patrícia comenta a escolha de ambientar seu livro na Amazônia e fala sobre a interseccionalidade entre gênero, classe e raça, citando a filósofa e ativista norte-americana Ângela Davis. Privilégios, desigualdades e estruturas de poder são alguns dos temas que permeiam a conversa ao longo do segundo bloco.

Parênteses
Companhia das Letras (00:25)

O 451 MHz tem o apoio da Companhia das Letras.

A editora acaba de lançar o mais novo romance do premiado autor Michel Laub. Na trama, dois irmãos são entrevistados para um documentário sobre a violência brasileira. Diante das câmeras, os segredos de uma história íntima que envolve bullying de adolescência, uma disputa por herança e diferentes visões sobre temas como sexo, religião e responsabilidade individual são pontuados por flashes da história recente do país. A ideia de conciliação, afinal, é inimiga ou aliada da barbárie em que nos metemos? Solução de dois estados é um romance sobre ódio, perdão e os modos como nossa intimidade é definida pela política e pela violência do nosso tempo.
 
Saiba mais em www.companhiadasletras.com.br

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.

Todavia (25:40)

Você já escutou o Quarta Capa, podcast da todavia?

No ar toda última quarta-feira do mês, o Quarta Capa traz conversas que têm os nossos livros como ponto de partida para discutir questões atuais, sempre com participações preciosas de autores, livreiros e leitores.

No último episódio, falamos sobre o lançamento de A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro, de Bruno Paes Manso, o mesmo autor de A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil.

E falando em lançamentos, em novembro a Todavia publica Tragam os corpos, o segundo volume da aclamada trilogia de Hilary Mantel, vencedor do Booker Prize. Lançamos também mais um livro da espanhola Rosa Montero, Nós, mulheres. E o tão esperado livro de J.D. Salinger: Erguei a viga, carpinteiros & Seymor: uma introdução. Ainda em novembro, publicamos o romance Os supridores, de José Falero, um retrato eletrizante — e por vezes cômico — das favelas da capital gaúcha e a epopeia de um capitalismo bem brasileiro.

Para acompanhar as novidades da Todavia, procure a gente nas mídias sociais e inscreva-se nas nossas newsletters acessando o site da editora, todavialivros.com.br.  

Assinantes da Quatro Cinco Um têm 20% de desconto para compras no site da editora.

Podcast 37 graus (27:12)

Oi, aqui é Bia Guimarães do podcast 37 Graus. Eu não sei você, mas a gente tá achando que o tempo anda mais debochado do que nunca.

Tempo: você acha?

Nossa cabeça não acompanha o calendário.
O relógio não dá mais conta de contar a nossa vida.
E o passado e o presente de repente parecem tão movediços quanto o futuro.

Tempo: não, não, não, isso é relativo

Como que a humanidade pode ter chegado até aqui sem entender direito esse cara?

Tempo: muito boa pergunta

É isso que a gente tenta descobrir na nova temporada do 37 Graus.

A cada episódio uma viagem no tempo. 

Tempo: adoro!

A história da cidade no interior do Ceará que fez o tempo virar. De um homem que tem seu nome estampado por todo canto, mas ninguém parece se lembrar dele. Da corrida sem fim para ver quem chega primeiro no passado. De um cofre à prova de tudo que guarda um pedaço do futuro. E mais.

Pra escutar os episódios é só buscar o 37 Graus no seu aplicativo para podcast.

451 MHz — Ouvintes entusiastas (28:16)

Criamos um plano de assinatura pra você que gosta de ouvir o nosso podcast e quer nos mandar uma força extra. Com o Plano Ouvinte entusiasta, por R$ 20 por mês, você dá uma força para o 451 MHz e também para o 20 Mil Léguas, o nosso novo podcast sobre ciências e livros. E, em troca, recebe acesso completo ao nosso site e também ao nosso clube de benefícios, que dá direito a descontos de até 30% em livros e outros produtos culturais. 

Renata Campos Salles Moraes Abreu
Marcia Adorno
Leonardo Maciel Andrade
Amanda Azevedo
Leila Barreto
Patrícia Carneiro de Brito
José Osmar Azevedo Carneiro
Eduardo Martinelli Carvalho
Lucas Carvalho
Murilo Carvalho
Roberto Carvalho
Cecilia Castellini
Camila Chaves
Gabriel Navarro Colasso
Walter Craveiro
Carlos Eduardo F da Cruz
Ana Carolina Lessa Dantas
Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas 
Marisa Dodorico
Gustavo Dutra
Kelly de Souza Ferreira
Ronaldo Ribeiro Ferreira
Waldomiro José da Silva Filho
Paula Fontana Fonseca
Luiza Franco
Maria Filomena Gregori
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Paula Juchem
Sandro Vimer Valentini Junior
Fábio Kalvan
Claudio Lima
Leila Lima
Manuela Magalhães
Roberta Marquezin
Maria Cristina Savaia Martini
Lenivia Mendes
Loide Migliorini
Rafael Moura
Victor Muniz
Gabriela Néspoli
Luiz Antônio Thimotti Nicoliello 
Ana Novais
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Sonia Maria Barros de Oliveira
Ana Pessoa Pacheco
Eliane Hatherly Paz
Thomaz Pereira
Luísa Plastino
Diana Radomysler
Heloisa Vieira da Rocha
Leni Manzatti Rodrigues
Debora Sader
Radmila Salviano
Bruno Santana
Fabio Cunha dos Santos
Juliano Machado dos Santos
Marcella Costa Motta dos Santos
Silvana Scarinci
Luiz Eugênio Sena
Gustavo Sénéchal
Gabriel Barbosa Silva
Victor Hugo Siqueira
Guilherme Sorgine
João Pedro de Souza
Tatiana Vargas
André Viana
Leonardo Villela
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Martins Werneck
Thomaz Werneck
André Wolff

O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Coordenação Geral: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Edição: Cláudia Holanda e Clara Rellstab
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Juliana Jaeger
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected].br