Revoar,

Discriminação no banco dos réus

Por que negros e LGBTQI+ estão sempre nas estatísticas dos que mais morrem no Brasil?

20ago2020

Em relação à população LGBTQI+, somente entre 2011 e 2018 foram registradas 4.422 mortes, ou seja, 552 mortes por ano, de acordo com dados do Disque 100 do Transgender Europe GGB (Grupo Gay da Bahia).

Já quando nos voltamos para a questão de raça, o cenário é ainda pior: o percentual de negros assassinados é 132% maior do que o de brancos, de acordo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Mesmo com números tão altos, a condenação por tais crimes ainda continua sendo um grande problema no Brasil. Diversos fatores sociais e culturais contribuem para a permanência desse cenário.

Para trazer reflexões sobre o assunto, o Revoar convida para o quarto episódio a professora da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora do CEBRAP Marta Machado e a advogada e pesquisadora Marina Ruzzi, também fundadora do escritório Braga & Ruzzi, especializado em advocacia para mulheres e causas que envolvem desigualdade de gênero e direitos LGBTQI+.

Revoar é publicado semanalmente, às quinta-feiras, sempre no começo do dia. A temporada Discriminação e Autoritarismo é apresentada por Natália Neris e Rafael Mafei, com produção da Radio Novelo. Para falar diretamente com a equipe, escreva para [email protected].

Acompanhe o Revoar também no Instagram.

O podcast é uma produção da Rádio Novelo para o LAUT    
Apresentação: Natália Neris e Rafael Mafei
Coordenação: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Roteiro: Natália Néris e Rafael Mafei
Tratamento de roteiro: Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
Pesquisa: Marcelo Oliveira
Produção: Clara Rellstab
Edição: Claudia Holanda e Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Engenharia de som com o apoio técnico da Som de Cena
Música original: Mari Romano
Identidade visual: Sergio Berkenbrock dos Santos
Distribuição: Bia Ribeiro
Coordenação digital: Karina Oliveira e Kellen Moraes
Para falar com a equipe: [email protected]