Repertório 451 MHz,

Jornalismo independente: a Pública e o Fluxo

Episódio #20 do podcast 451 MHz discute política, fake news, ética e estética do jornalismo a partir de projetos jornalísticos sem fins lucrativos que oxigenam a imprensa brasileira

19jun2020

Está no ar o vigésimo episódio do 451 MHz, o podcast da revista dos livros! Duas vezes por mês, trazemos entrevistas, debates e informações sobre os livros mais legais publicados no Brasil. 

A temperatura do noticiário sobe sem parar nos últimos dez anos e o jornalismo nunca despertou tanto interesse e debate como hoje. Este episódio reúne criadores de projetos sem fins lucrativos que oxigenam a imprensa brasileira e oferecem modelos inspiradores para a atividade jorrnalística e a sustentação de projetos independentes. Natália Viana, da Agência Pública, e Bruno Torturra, do Fluxo, conversam sobre política, fake news, ética e estética do jornalismo. O apoio a este episódio é da editora Companhia das Letras.

Ouça o episódio aqui e agora: 

A página Repertório 451 MHz reúne os links para o último episódio e para os livros citados, listas, além de imagens, sugestões de leitura e outras indicações para se aprofundar nos temas discutidos. 

O podcast 451 MHz pode ser ouvido gratuitamente no site da revista e também nos principais tocadores de podcasts. Ele é publicado na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês. 

A apresentação é do editor Paulo Werneck e a direção é da jornalista Paula Scarpin, da Rádio Novelo, start-up de podcasts que produz o 451 MHz para a Associação Quatro Cinco Um. Para contribuir com a realização do podcast, convidamos você a fazer uma assinatura da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.

Bloco 1 (5:02)

A conjunção de acontecimentos que tem mantido o noticiário — mundial e brasileiro — em permanente fogo alto deu ao jornalismo uma atenção poucas vezes vista na história recente. O Brasil enfrenta uma crise política que já dura quase dez anos e que foi agravada pela pandemia de Covid-19 em 2020. Nesse período, ganhou destaque uma geração de jornalistas que busca reinventar a profissão, criando novas formas de exercer a atividade, com organizações, modelos de sustentação e estética distintos do jornalismo comercial.

A Agência Pública é um exemplo disso: criada em 2011, em São Paulo, por Natália Viana e Marina Amaral, o grupo de jornalistas investigativos é um dos mais relevantes projetos de mídia sem fins lucrativos do país. Além dos estrondosos furos de reportagem que a diminuta redação produz, a Pública se engaja em apurações internacionais que têm consequências drásticas, como o WikiLeaks e a Vaza Jato.

Sem vender a sua produção na forma de produto impresso ou digital, a Pública estimula outros veículos de comunicação, de todos os perfis — de um jornal centenário como a Folha de S.Paulo ao noticioso humorístico Greg News — a publicar os seus textos e informações gratuitamente. No primeiro bloco, a diretora Natália Viana explica como funciona esse sistema de publicação e como a Pública obtém sua sustentação financeira.

Na mesma época em que a Pública dava seus primeiros passos, o jornalista Bruno Torturra — que vinha de uma longa temporada como repórter, editor e colaborador da revista Trip, onde publicava reportagens culturais com uma boa pitada de jornalismo gonzo —abandonou a vida na redação para cobrir, por um precário esquema de streaming, as manifestações de rua que começavam a tomar São Paulo nos idos de 2013. Uma nova forma de fazer jornalismo político chegava ao Brasil por meio da Mídia Ninja, à qual Torturra estava ligado.

Na conversa com Natália Viana, sua interlocutora desde aquele momento, Torturra conta como desde então sua trajetória ganhou um novo rumo e como ele criou o projeto Fluxo, que já teve o seu QG no centro de São Paulo, mas hoje se resume ao escritório de onde são transmitidas lives como o Boletim do Fim do Mundo, definido por ele como jornalismo experimental — uma nova encarnação do comentário político, na qual as reflexões e informações de praxe são envelopadas em uma estética. A ética, ele afirma na entrevista, é o que não pode mudar — já a linguagem está aberta a experimentações. Torturra faz parte da equipe de roteiristas do Greg News, apresentado por Gregorio Duvivier no canal HBO. Em seu projeto pessoal, recebe doações — assim como a Pública, mas "sem CNPJ" — e faz campanhas de crowdfunding para financiar suas lives.

Bloco 2 (26:50)

No segundo bloco, os assuntos são a figura do jornalista nos dias de hoje, cultuado nas redes sociais como alguém entre o hacker e o rockstar. Para Natalia Viana, todas as questões contemporâneas levam o jornalismo para o centro do debate no país, em razão da revolução da distribuição digital de informação. Segundo Torturra, esse fenômeno tem a ver com o papel de comunicador que todos têm assumido nos dias de hoje — ao nos expressarmos nas redes sociais, a comunicação pública ficou ao alcance de todos, e todos acabam atuando como "influenciadores" em alguma medida. 

Parênteses

Companhia das Letras (0:23)

Este episódio tem o apoio da Companhia das Letras.  

Está disponível no blog da editora o projeto Coestelário, uma homenagem contínua a algumas das grandes perdas que tivemos em 2020. De Flavio Migliaccio a Sérgio Sant’Anna, lembrando também de Maria Louise Nery e Olga Savary, neste ano vão-se muitos mundos, que nos cabe memorar.

 A lista de homenageados está condenada ao incompleto. É como um gesto de agradecimento pelas vidas que pudemos viver graças a tanta gente. O projeto apresenta túmulos em poesia visual, ao modo das antigas estelas funerárias, que a um só tempo davam voz e imagem à pessoa querida e partida. É uma série de estelas, em que o epigrama funerário se funde à imagem, num jogo de constelações que olhamos daqui, enclausurados para que os nomes não aumentem.

A Companhia das Letras apresenta, de agora em diante, cada estela. Que elas sirvam como um mote para conversas, recordações, depoimentos, continuidades.

Estamos vivos e os trazemos em nós.

 

FGV Editora (23:46)

Investindo em valor social: gerando valor social com investimentos, publicado pela FGV Editora, traz abordagens apresentadas em sala de aula pelos autores, que em seus cursos de gestão pública, inovação e filantropia, descrevem, com frequência, parcerias entre setores como um caminho mais eficaz para aten­der o interesse público.

Howard Warren Buffett e William Eimicke são professores da Universidade de Columbia e apresentam as inúmeras perspectivas e resultados de parcerias entre setores público e privado.

A obra aponta soluções mesmo nas condições atuais do Brasil e apresenta melhores práticas em formação de parcerias e, talvez mais importante, a forma de envolver a sociedade civil na busca de novas e inovadoras soluções para o país.

 O livro chega em boa hora no Brasil, pretendendo ajudar na reflexão para que governo, setor privado, setor filantrópico e entidades da socie­dade civil possam somar forças para lidar com problemas que parecem ser insuperáveis, tais como saúde, segurança, pobreza e infraestrutura, principalmente após as crises econômicas brasileira e mundial acentuadas com as medidas necessárias de isolamento social e fechamento de atividades em 2020.

Investindo em valor social foi lançado originalmente pela Columbia University Press e ganha versão em português pela FGV Editora, nas versões impressa e e-book, disponível no site da editora, Apple, Amazon e GooglePlay.

451 MHz — Ouvinte entusiasta (25:20)

Se você gosta de ouvir o nosso podcast, a gente criou para você um plano especial de assinatura, o plano Ouvinte entusiasta. Isso mesmo. Igual ao Assinante Entusiasta da nossa edição impressa, você pode passar a nos ajudar a realizar o 451 MHz com R$ 20 por mês. Basta fazer uma assinatura — o plano Ouvinte entusiasta está aqui no nosso site — e esses R$ 20 são cobrados todo mês no seu cartão de crédito. Você pode entrar agora e sair quando você quiser. Com esse valor, você nos ajuda e produzir o programa. Em troca, a gente dá acesso ao nosso site e a todos os conteúdos publicados pela Quatro Cinco Um desde a nossa primeira edição. Você também ganha o seu nome no expediente da revista e também aqui no podcast — isso mesmo, a gente vai ler aqui no ar o nome das pessoas que estão nos ajudando a manter o programa em pé. Vai lá e faz a sua assinatura do Ouvinte entusiasta!

Os ouvintes entusiastas desta edição são:

Marcia Adorno
Patrícia Carneiro de Brito
Lucas Carvalho
Gabriel Navarro Colasso
Caroline Greve
Julia Guarilha
Mariah Guedes
Sandrine Ghys
Leila Lima
Ligia Helena Sales Nunes
Valeria Wey Barbosa de Oliveira
Luísa Plastino
Debora Sader
Gustavo Sénéchal
João Pedro de Souza
Tatiana Vargas
Leonardo Vilella
Flávia Bezerra Tone Xavier
Luiza Martins Werneck

Ficha técnica:
O 451 MHz é uma produção da Rádio Novelo para a Quatro Cinco Um
Apresentação: Paulo Werneck
Direção: Paula Scarpin
Edição: Cláudia Holanda e Paula Scarpin
Produção: Clara Rellstab e Vitor Hugo Brandalise
Produção musical: Guilherme Granado e Mario Cappi
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Quatro Cinco Um
Coordenação digital: Kellen Moraes
Gravado com apoio técnico da Som de Cena (SP).
Para falar com a equipe: [email protected].br