Literatura estrangeira,

Leia trecho inédito do novo romance de Elena Ferrante

Escritora italiana não publica livros desde o último volume da saga "A amiga genial", em 2014

18set2019

A misteriosa escritora italiana Elena Ferrante, cuja identidade é mantida em segredo, está escrevendo um novo romance — e, embora não tenha ainda título, tem data de lançamento: 7 de novembro. O anúncio foi feito por sua editora Edizioni E/O, que publicou, via Twitter, o trecho inicial do livro.

Seu último romance inédito foi lançado há cinco anos, em 2014, e concluía a tetralogia napolitana A amiga genial, publicada no Brasil pela Globo Livros. A história das amigas Lila e Lenù se tornou um fenômeno editorial mundial, vendendo mais de 10 milhões de livros em quarenta países e sendo adaptada para a televisão pela HBO — a série, intitulada My Brilliant Friend, deve ganhar sua segunda temporada no início de 2020. Em 2016, Ferrante foi eleita pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do planeta. 

Leia abaixo o início do novo livro de Elena Ferrante, em tradução livre:

“Dois anos antes de sair de casa, meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia. A frase foi murmurada em voz baixa, no apartamento que meus pais, recém-casados, tinham comprado no Rione Alto, no topo da Via San Giacomo dei Capri. Tudo — os espaços de Nápoles, a luz azul de um fevereiro muito gelado, aquelas palavras – permaneceu estático. Mas eu escapei, e continuo escapando, dentro destas linhas que têm o intuito de me dar uma história, mas, no entanto, são nada, nada meu, nada que tenha realmente começado ou sido concluído: somente um nó emaranhado, e ninguém, nem mesmo ela que neste momento está escrevendo, sabe se contém o fio certo para uma história ou é meramente uma confusão ríspida de sofrimento, sem redenção."